Licenciando o SQL Server 2008 R2 – Parte II

Bom galera dando continuidade ao post anterior …bora ver o outro modelo de licenciamento do SQL Server 2008 R2:

LICENCIAMENTO SERVIDOR/CAL

Dentro desse modelo, você licencia o servidor e a quantidade de usuários ou dispositivos que vão acessar o ambiente, ou seja, uma licença de Servidor para o Servidor e uma CAL para cada dispositivo (CAL por Dispositivo) e/ou usuário (CAL de Usuário) que acessar ou usar os serviços ou funcionalidades do SQL Server ou qualquer um de seus componentes (por exemplo, o SQL Reporting Services).

Exemplo: Para um servidor hospedando uma aplicação que será acessada por 30 usuários, vc deverá adquirir uma licença para o servidor e mais 30 calls de acesso, uma para cada usuário.

Observações

  • CALs de SQL Server 2008 R2 (ou CALs de SQL Server 2008 com SA) são necessárias.
  • Um determinado usuário ou dispositivo precisa de uma CAL de SQL Server para acessar qualquer número de instâncias do SQL Server na organização.
  • CALs de SQL Server também podem ser usadas em qualquer SQL Server, independentemente da plataforma (32 bits, 64 bits e IA64) ou da edição (Workgroups, Standard e Enterprise).
  • O uso de hardware e/ou software que reduz o número de dispositivos ou usuários que acessam diretamente ou usam o software (multiplexação/pooling) não reduz o número de CALs necessárias.
  • Partições ou blades separadas são consideradas servidores separados para fins de licenciamento.

Dúvidas comuns:

Dentro do modelo “Servidor/Cal”

Em que situação eu adquiro Cal de dispositivo?
Resp: Um típico exemplo que uso para esclarecer essa dúvida é, imagine que o produto está sendo adquirido para uma empresa de call center, cujo o cenário desenhado para suportar a demanda é um servidor e cinco computadores, porém, a equipe de trabalho é composta por 10 usuários que trabalham meior período cada.
Ao invés de adquirir uma licença de Servidor para o Servidor e mais 10 cals de usuário, em termos de custo/benefício é mais vantajoso adquiri uma licença de servidor para o Servidor e 5 cals de dispositivo para o ambiente.

Tenho um ambiente composto por um servidor que hospeda uma aplicação que é acessada por 100 usuários, porém no meu código, possuo apenas uma string conexão composta por um usuário/senha para fechar conexão com o banco. Neste caso devo arquirir uma licença de servidor para o Servidor e apenas uma cal de usuário para o ambiente?
Resp: Não, a quantidade de interfaces entre o usuário final e o banco de dados não interfere na quantidade de cals de usuário/dispositivo necessária, portanto, para este cenário o correto é: Uma licença de servidor e mais 100 cals de usuário ou dispositivo.

Agora eu tenho certeza que  vc deve estar se perguntando..blz e qdo eu uso um ou outro????

Hahah pega o próximo post pra saber a resposta..

Abs,
Lívia

Anúncios

Sobre liviasarto

I really love work with SQL Server. Do you like that too? Come on ... Join me

Publicado em 15/01/2012, em SQL SERVER 2008 R2. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: