Licenciando o SQL Server 2012 – Part IV

Três Cenários e Respostas Imperdíveis!!!

Pessoal, boa noite!

No post de hoje não vou falar somente de um ou dois, mais três cenários que a galera no geral tem apresentado algumas dúvidas.
E a primeira coisa a dizer é “Calma” o licenciamento não é um bicho de sete cabeças… Rs
E com o SQL Server 2012 tudo ficou ainda mais fácil e simples! 🙂

Bora lá ver quais são:

1- Ambientes de Desenvolvimento.
A dúvida mais comun no primeiro cenário é: Como eu posso licenciar ambientes de desenvolvimento?
Resposta: O SQL Server 2012 possui uma edição chamada Developer que possui todas as funcionalidades da edição Enterprise, ou seja, é uma cópia fiel com exatamente tudo, porém só pode ser utilizada em ambientes de desenvolvimento, teste e homologação.
Existem algumas formas de adquirir a que eu normalmente recomendo é a aquisição através de uma assinatuda MSDN com Visual Studio que pode ser Professional, Premium ou Ultimate ou somente através do modelo Per/User que significa Por/Usuário assim cada usuário deverá receber uma licença, o servidor não precisa de licença e o usuário pode instalar cópias do produto em N dispositivos, desde que o propósito seja desenvolvimento, teste ou homologação. É extremamente importante ressaltar que essa edição NÃO pode ser executada em ambiente de produção de forma alguma.

2- Ambientes de Alta Disponibilidade e Missão Crítica.

Nesse cenário a questão chave sempre é: Eu preciso licenciar meu servidor passivo?
Resposta: Em todas as edições o SQL Server 2012 traz funcionalidades de alta disponibilidade como backup, log shipping ou mirroring, portanto se você tiver uma cenário ativo e passivo, a máquina ativa deve ser licenciada e a passiva não precisa, desde que não seja utilizado nenhum recurso da mesma, nem relatórios, componentes ou snapshots do produto, ou seja, absolutamente nada.
Quero destacar aqui se você tiver uma segunda máquina fazendo o também o papel de Passiva, esta deve ser licenciada.
Outro ponto aqui é que o SQL Server 2012 traz para o mercado uma nova solução de alta disponibilidade, completa, integrada e flexivel chamada de AlwaysOn que permite ativar até quatro máquinas secundárias, e todo mundo sempre pergunta e nesse caso, como fica?
Bom como as máquinas secundárias estão sendo utilizadas para melhorar a perfomance da principal e fazer o failover em caso de falha, ou seja, vários recursos estão sendo atualizados, estão é preciso licenciar todas as máquinas em uma situação como esta.
As imagens a seguir ilustram a explicação:

3- Migração dos clientes que estão no modelo Server/Cal da edição Enterprise para o licenciamento do SQL 2012.

Com certeza essa é a dúvida do momento. O SQL Server 2012 não comercializa a edição Enterprise no modelo Server/Cal  ela é somente vendida no modelo por Core. E agora você deve questionar: E como ficam os clientes que já possuem investimentos nesse modelo?

Resposta: Os investimentos que já foram feitos pelos clientes no SQL Server estão seguros, e o cliente com Software Assurance poderá atualizar para o SQL Server 2012 sem custo adicional.

Na renovação, o custo pode ser maior que o previsto. Haverá uma série de opções disponíveis para ajudá-los a planejar as mudanças:

a) O cliente poderá comprar o SQL Server 2012 Standard ou Business Intelligence através do modelo de licenciamento Servidor/CAL.

b) O cliente poderá comprar as licenças do SQL Server 2012 Enterprise Edition pelo licenciamento Servidor/CAL até o fim do contrato EA/EAP.

c) Após a renovação, o cliente que precisar de recursos de missão crítica ou data warehousing deve comprar a Enterprise Edition por meio do licenciamento baseado em núcleo ou usar a virtualização de banco de dados para otimizar suas necessidades de poder de processamento.

 *** Essa dúvida sempre aparece quando falamos dos modelos de migração do licenciamento anterior para o novo, então pessoal quem está no modelo por processador físico vai ser convertido em core e quem está no server/cal será mantido no mesmo, ou seja, que é server/cal não será convertido em core.

  Bom pessoal esses são os casos que o pessoal tem comentado mais dúvidas, espero que tenha ajudado.

 Abs e boa semana.
Lívia

Anúncios

Sobre liviasarto

I really love work with SQL Server. Do you like that too? Come on ... Join me

Publicado em 30/07/2012, em SQL SERVER 2012. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Olá,

    Fui em uma palestra tua hoje em brasília e vim aqui conferir teu blog! Parabéns pelos estudos e iniciativa!!
    Vou acompanhar de perto os próximos posts!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: