A nova era dos Dados – Big Data :-)

Olá pessoal e ai como vocês estão?

Hoje dediquei um tempinho para falar de um assunto que nem todo mundo conhece mais que já está bombando nas redes sociais, sim hoje vamos falar de Big Data \o/

Em diversos eventos tenho visto o pessoal comentando sobre Big Data uns acabam associando a expressão a cenários que apenas possuem um grande volume de dados, outros a cenários específicos como processamento em tempo real “streaminsight” ou ainda monitoramento nas redes socias, tais como twitter, facebook e etc.

O fato é que trata-se na verdade de um conceito que passa por algumas considerações, entre elas a questão dos 3 grandes “V’s”  aqui estamos falando de Volume, Variedade e Velocidade em alguns cenários chega a aparecer um 4° V que seria o “Valor” resultado dos 3 V’s anteriores.

bigdata1

O primeiro “V” que é o de volume e como o próprio nome já indica está associado ao volume de dados que é produzido em um ambiente, uma estatatística bastante interessante do IDC aponta que até a próxima década os dados vão aumentar cerca de 44 à 46 vezes mais, isto considerando dados estruturados e não estruturados.

O Segundo “V” que é o de variedade conecta-se diretamente ao fato da grande diversividade de dados que atualmente é produzida, estão desde dados estruturados, normalizados dentro de uma organização até o dados do mundo externo, ou seja, os não estruturados que podem ser arquivos de imagens, blogs, redes sociais, etc  que quando capturados, gerenciados e analisados rapidamente, ajudam  as empresas a descobrir eventos e padrões que não seriam capaz de reconhecer antes.

O terceiro “V” de velocidade indica a frequência da produção deste dados e como hoje em dia o mundo está conectado e pesquisas do mercado apontam que em média cada pessoa adulta possui 4 dispositivos e que essa produção parte dos dados pessoais, os dados das organizações, os dados da sociedade em que estas organizações estão inseridas até os dados que o mundo inteiro produz, isso acontece quase que de forma instantanea.

O grande desafio em questão é: Como a sua empresa está se preparando para trabalhar com essa nova era de dados? Como sua empresa poderá tirar proveito disso e extrair informação revelante para o negócio? Ou melhor, como a sua empresa poderá potencializar os seus lucros através disso?

A resposta é trabalhar com uma plataforma de dados completa e integrada será um grande diferencial competitivo no mercado para se destacar e aumentar a sua receita.

 Microsoft tem inovado muito nesse sentido, vivendo uma nova era com uma série de lançamentos rescentes.

O SQL Server 2012 como uma plataforma completa e integrada traz para o mercado ofertas com cenários de interoperabilidade para que sua empresa possa sair na frente \o/

Destaque aqui para a nova versão do sistema operacional  “Windows Server 2012” que já possui conectores para trabalhar com hadoop(tecnologia open-source para trabalhar com dados não estruturados) o mesmo acontece com a solução de cloud computing “Windows Azure” as aquiteturas de referência do SQL Server  “Fast Track” e o portifólio de Appliances (hardwares parrudos que ja vem com a tecnologia instalada, pré – configurada mais o suporte técnico) vale ressaltar o PDW o Parallel Data Warehouse hoje a melhor oferta de aplliance da Microsoft com arquitetura de processamento paralelo (MPP) interoperabilidade com outros tecnologias não Microsoft e também os conectores para Haddop.

Por isso a visão é promover grandes sacadas de negócio para todos sob qualquer tipo de dado de qualquer tamanho e em tempo real!

bigdata2

É ai pessoal, certamente voltaremos a falar mais sobre esse assunto, esse post foi só para começar \o/

Abs e até o próximo!
Lívia Sarto Santos.

Anúncios

Sobre liviasarto

I really love work with SQL Server. Do you like that too? Come on ... Join me

Publicado em 23/01/2013, em SQL SERVER 2012 e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Muito legal o Post desenvolvido, parabéns.
    Vou aprofundar um pouco o assunto para questionar alguns pontos.
    Um forte abraço e um ótimo ano para todos nós.

  2. Olá Lívia! Há algum tempo que venho seguindo seu blog. O motivo do meu comentário é um pedido de ajuda para foco para desenvolvimento do meu trabalho conclusão de curso. Como foco, quero realizar o estudo relacionado a banco de dados, sendo assim fiquei apaixonado com o post e sobre a nova era de Big Data. Gostaria de saber de você, em que áreas em banco de dados que posso dar foco e até mesmo seguir carreira em um futuro breve. Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: